sábado, 16 de novembro de 2013

Liberte o poder do vídeo com a simplicidade de e-mail






Quem acha o email um bom meio de comunicação?

Dos fatores que contribuem para comunicação:

  • Palavras carregam 7% do significado;
  • Como as palavras são ditas 35% do significado;
  • Mensagens não verbais 58% do significado.;
Quando envio um email estou me fazendo ser entendido apenas 7%, o que faz do email uma ferramenta não apropriada quando pretendemos tirar alguma dúvida sobre questões complexas como o funcionamento do analisador de energia ET5061 da Minipa.

Apresentamos neste post uma ferramenta de vídeo email gratuita muito eficiente o MAIL VU.


domingo, 6 de outubro de 2013

Estudo do stress com câmera termovisora Flir



O avanço tecnológico dos sensores e do conhecimento científico permitiu avaliar o nível de estresse por meio da imagem térmica de diversos parâmetros fisiológicos relacionados ao sistema nervoso autônomo (isto é, que não temos controle, funcionamento inconsciente). Entre os principais estão à freqüência respiratória, freqüência cardíaca, circulação da face, pescoço, mãos e pés, que estão alteradas nas situações de muito estresse. A grande vantagem do método térmico é que, além de ser ultra-sensível, a pessoa não precisa ficar sendo monitorada em contato com aparelhos, tudo é simplesmente filmado a distância.A combinação de diferentes parâmetros fisiológicos permite medir a resposta a um estímulo estressor (p.ex. medo, raiva, espanto, mentira, trânsito etc).




quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Aprendendo Física com o Multímetro ET2042D da Minipa ( Frequência)





frequência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações, etc) em um determinado intervalo de tempo. .Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilação. Esse tempo em particular recebe o nome de período (T). Desse modo, a frequência é o inverso do período.Por exemplo, se o coração de um bebê recém-nascido bate em uma frequência de 120 vezes por minuto, o seu período (intervalo entre os batimentos) é metade de um segundo.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Função Data Loger Nos Multímetros



O Datalogger (ou “data recorder”) é um equipamento destinado a executar a aquisição e a gravação de dados durante um período de tempo, eliminando a necessidade da presença de um operador durante a coleta. Estes dados são fornecidos por sensores ou equipamentos externos, dos quais desejamos obter um histórico de monitoramento. Normalmente, são equipamentos portáteis, supridos de bateria, constituídos de um controlador (que pode ser um computador), memória interna para armazenamento dos dados, interface de aquisição e sensores.
A aplicação de Dataloggers se faz necessária em problemas que exigem um grande tempo despendido na aquisição de valores, como temperaturas ao longo do dia, monitoramento da tensão elétrica da rede, ou até mesmo monitorações médicas.
A Minipa possui vários modelos de alicates e multímetros que possuem esta função. Veja o exemplo no  multímetro ET2801 da Minipa




quinta-feira, 20 de junho de 2013

Como funciona o Alicate Amperímetro



O funcionamento do alicate amperímetro é baseado na interação eletromagnética, similar ao transformador, que possui dois enrolamentos (primário e secundário) e através do número de espiras e da relação entre os números de espiras, transforma uma corrente (elevando-a ou diminuindo-a). 

Fazendo uma analogia entre o transformador e o alicate amperímetro, podemos dizer que um condutor que possui certa corrente em circulação, seria o primário, e o alicate (que envolve o condutor) seria o secundário. Portanto, a corrente no condutor terá uma corrente muito menor no alicate, e desta forma, através da corrente induzida, o alicate converterá essa corrente e informará qual a corrente que percorre o condutor. 



quinta-feira, 30 de maio de 2013

Segurança em Multímetros


O aumento da ocorrência e dos níveis de sobretensões transientes nos sistemas elétricos nos dias atuais deram origem a normas de segurança mais rigorosas para os equipamentos de medição elétrica. O equipamento de teste tem de se destinar a proteger as pessoas que trabalham em instalações envolvendo altas tensões e altas correntes.

A norma IEC-1010-1 especifica categorias de sobretensão com base na distância da fonte de alimentação e no amortecimento natural da energia transiente que ocorre num sistema de distribuição elétrica. As categorias máximas estão mais perto da fonte de alimentação e requerem maior proteção:

  • A categoria IV, denominada nível de alimentação principal, refere-se à fonte do sistema;
  • A categoria III, denominada nível de distribuição, refere-se aos circuitos de alimentação dos consumidores. Os circuitos da Categoria III estão normalmente separados da fonte por pelo menos um transformador;
  • A categoria II refere-se ao nível local, a dispositivos, equipamentos portáteis, etc.
  • A categoria I refere-se ao nível de sinal, às telecomunicações, equipamento eletrônico, etc.


domingo, 21 de abril de 2013

Medindo Resistência de Aterramento Método Queda de Potencial



Este método é recomendado para medições por meio de  equipamentos específicos, por exemplo, o terrômetro. O  método consiste basicamente em fazer circular uma corrente  por meio de um circuito compreendido pela malha de aterramento que queremos saber o valor da resistência ôhmica de aterramento, um trecho da terra e um eletrodo auxiliar de corrente. Simultaneamente deve-se medir a tensão entre a malha e o terra de referência (terra remoto) por meio de uma sonda ou eletrodo auxiliar de potencial. 


Precisão em Multímetros


Precisão é o maior erro permissível que pode ocorrer sob condições de operação específicas. Em outras palavras, é uma indicação da proximidade entre a medição exibida pelo multímetro e o valor real do sinal medido. 
A precisão de um multímetro é normalmente expressa como uma percentagem da leitura. Uma precisão de 1% da leitura significa que se o valor exibido no multímetro for de 100,0Volts o valor real da tensão pode estar em qualquer lugar entre 99,0Volts e 101,0Volts. As especificações podem incluir também uma escala de dígitos a ser adicionada às especificações básicas de precisão. 




Precisão em Multímetros Parte 1


Precisão em Multímetros Parte 2



Precisão em Multímetros Parte 3

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Saiba o que são Harmônicas


Uma distorção de forma de onda é dita harmônica quando a deformação se apresenta de forma similar em cada ciclo da freqüência fundamental. Neste caso, seu espectro contém apenas freqüências múltiplas inteiras da fundamental. Esse tipo de deformação periódica geralmente é imposta pela relação não-linear tensão/corrente característica de determinados componentes da rede, como por exemplo, transformadores e motores, cujos núcleos ferromagnéticos são sujeitos à saturação. Outra causa de não-linearidades sãoas descontinuidades devido ao chaveamento das correntes em conversores eletrônicos, pontesretificadoras e compensadores estáticos.



quinta-feira, 21 de março de 2013

O que é TRUE RMS?



Ao medir tensões e correntes alternadas, problemas de formas de onda dos sinais medidos podem afetar a precisão. Isso leva à necessidade de se possuir instrumentos que trabalhem com o que se denomina True-RMS, que é algo diferente do RMS simples.

Megômetro MI2705 Minipa

MI2705 Parte 1 MI2705 Parte 2