domingo, 9 de novembro de 2014

Conheça o AVA Minipaeducation






O maior diferencial para a sobrevivência das organizações na época da competitividade e da inovação é a sua capacidade de aprendizagem e, sobretudo, de criar novos conhecimentos. Para que isto ocorra é necessário que as organizações e seus colaboradores aprendam a aprender. As empresas deverão se tornar o local onde as pessoas estejam continuamente expandindo suas capacidades de criar aquilo que necessitam e desejam para as suas atividades. A educação corporativa tem ainda, como proposta, alinhar os membros da organização aos objetivos empresarias, oferecendo soluções de aprendizagem para cada família de cargos.  

O que está por trás disso tudo é uma mudança de paradigma, que seja capaz de instaurar uma filosofia de educação permanente, pautada em estratégias organizacionais. A educação corporativa fundamentada nos pressupostos da EaD surge como uma resposta para esta necessidade. Assim, o e-learning pode apresentar-se como uma ferramenta para a gestão do conhecimento, buscando dinamizar o desenvolvimento de competências e gerenciando o conhecimento, através de diversos recursos multimídia que facilitam a interação entre os envolvidos, propiciando o cumprimento das metas propostas para o processo de educação  corporativa.





sexta-feira, 7 de março de 2014

Medindo a Defasagem De Sinais Senoidais Com Osciloscópio




A diferença de fase entre dois sinais de mesma freqüência é denominada defasagem, a qual é medida tomando-se um dos sinais como referência.Nosso experimento consiste em medir a defasagem entre dois sinais senoidais quaisquer, desde que ambos tenham a mesma freqüência, não importando em termos práticos o valor de suas amplitudes. As senoides foram geradas com o Gerador de Funções MFG 4225 da Minipa, sendo a frequência dos sinais de 1 KHz e a defasagem gerada de 100 graus.



quinta-feira, 6 de março de 2014

Eletrônica e Matemática



O ensino de matemática no nivel médio e feito, em geral, de modo fechado, Isto é, o ensino da matemática pela matemática em si. Sabe-se, entretanto, da existência de correntes que buscam uma visão mais ampla desta ciência: a teoria integrada ás aplicações, interligando diferentes áreas do conhecimento, dentro de uma nova concepção epistemológica. Neste contexto, a modelagem matemática é ferramenta principal e amplamente utilizada em problemas de ciências físicas, biológicas ,etc.
Acredita-se  que o ensino do matemática., baseado  em problemas concretos, deva tomar a aprendizagem uma tarefa agradável e que, ao mesmo tempo, possibilite desenvolver habilidades de cálculo e de análise. Para vencer o desafio de fazer com que o aluno aprenda com prazer, propõem-se  que o ensino  de matemática seja vinculado a estímulos externos vindos de um mundo real. Neste contexto, a modelagem matemática ligada a experimentos ocupa um papel de destaque.
Neste post mostraremos um experimento  utilizando o KIT Educacional Treinamento Unidade Eletrônica Analógica Digital SD1202 denominado “Verificação Experimental da Lei de Ohm” .Neste experimento disponibilizaremos um conjunto de dados pontuais. Tal conjunto de dados pontuais (também denominado conjunto degenerado) não possui continuidade, e isto muitas vezes torna demasiado irreal a representação teórica de um fenômeno real empiricamente observado. Através da interpolação, pode-se construir uma função que aproximadamente se "encaixe" nestes dados pontuais, conferindo-lhes, então, a continuidade desejada


Clique na imagem e assista ao vídeo


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Analisador de Qualidade de Energia ET5051C





Uma definição abrangente define Qualidade de Energia Elétrica  como sendo uma medida de quão bem a  energia elétrica pode ser utilizada pelos consumidores .Essa medida inclui características de continuidade de suprimento e de conformidade com parâmetros,considerados desejáveis para a operação segura tanto do sistema supridor como das cargas  elétricas. Entre os parâmetros a considerar tem-se: 

• Distorções harmônicas; 
• Flutuações de tensão; 
• Variações de tensão de curta duração; 
• Desequilíbrio de sistemas trifásicos; 
• Transitórios rápidos. 

 A preocupação com a QEE é decorrente em parte da reformulação que o setor elétrico vem experimentando, para viabilizar a implantação de um mercado consumidor, no qual o produto comercializado passa a ser a própria energia elétrica. Parece óbvio que o consumidor prefere adquirir a energia que apresenta os melhores parâmetros de qualidade ao custo mais baixo possível. Nesse contexto, as operadoras de sistemas elétricos são estimuladas, tanto 
pelas agências reguladoras (ANEEL) como pelo próprio mercado, a prestar informações sobre as condições de operação ou fornecer detalhes acerca de eventos ocorridos e que afetaram os consumidores. Esse é um dos papéis do monitoramento e da análise da qualidade de energia elétrica.



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Unidade de Laboratório Analógico e Digital SD - 1202

Laboratorio de eletrônica em formato de maleta que inclui boa parte de ferramentas eletrônicas necessárias para testes e desenvolvimento de circuitos nas áreas de eletrônica analógica e digital.



Megômetro MI2705 Minipa

MI2705 Parte 1 MI2705 Parte 2