quinta-feira, 6 de março de 2014

Eletrônica e Matemática



O ensino de matemática no nivel médio e feito, em geral, de modo fechado, Isto é, o ensino da matemática pela matemática em si. Sabe-se, entretanto, da existência de correntes que buscam uma visão mais ampla desta ciência: a teoria integrada ás aplicações, interligando diferentes áreas do conhecimento, dentro de uma nova concepção epistemológica. Neste contexto, a modelagem matemática é ferramenta principal e amplamente utilizada em problemas de ciências físicas, biológicas ,etc.
Acredita-se  que o ensino do matemática., baseado  em problemas concretos, deva tomar a aprendizagem uma tarefa agradável e que, ao mesmo tempo, possibilite desenvolver habilidades de cálculo e de análise. Para vencer o desafio de fazer com que o aluno aprenda com prazer, propõem-se  que o ensino  de matemática seja vinculado a estímulos externos vindos de um mundo real. Neste contexto, a modelagem matemática ligada a experimentos ocupa um papel de destaque.
Neste post mostraremos um experimento  utilizando o KIT Educacional Treinamento Unidade Eletrônica Analógica Digital SD1202 denominado “Verificação Experimental da Lei de Ohm” .Neste experimento disponibilizaremos um conjunto de dados pontuais. Tal conjunto de dados pontuais (também denominado conjunto degenerado) não possui continuidade, e isto muitas vezes torna demasiado irreal a representação teórica de um fenômeno real empiricamente observado. Através da interpolação, pode-se construir uma função que aproximadamente se "encaixe" nestes dados pontuais, conferindo-lhes, então, a continuidade desejada


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