O
ensino de matemática no nivel médio e feito, em geral, de modo fechado, Isto é,
o ensino da matemática pela matemática em si. Sabe-se, entretanto, da
existência de correntes que buscam uma visão mais ampla desta ciência: a teoria
integrada ás aplicações, interligando diferentes áreas do conhecimento, dentro
de uma nova concepção epistemológica. Neste contexto, a modelagem matemática é
ferramenta principal e amplamente utilizada em problemas de ciências físicas,
biológicas ,etc.
Acredita-se que o ensino do matemática., baseado em problemas concretos, deva tomar a
aprendizagem uma tarefa agradável e que, ao mesmo tempo, possibilite
desenvolver habilidades de cálculo e de análise. Para vencer o desafio de fazer
com que o aluno aprenda com prazer, propõem-se
que o ensino de matemática seja
vinculado a estímulos externos vindos de um mundo real. Neste contexto, a modelagem
matemática ligada a experimentos ocupa um papel de destaque.
Neste post mostraremos
um experimento utilizando o KIT
Educacional Treinamento Unidade Eletrônica
Analógica Digital SD1202 denominado “Verificação Experimental da Lei de Ohm” .Neste experimento
disponibilizaremos um conjunto de dados pontuais. Tal conjunto de dados
pontuais (também denominado conjunto degenerado) não possui
continuidade, e isto muitas vezes torna demasiado irreal a representação
teórica de um fenômeno real empiricamente observado. Através da
interpolação, pode-se construir uma função que aproximadamente se
"encaixe" nestes dados pontuais, conferindo-lhes, então, a
continuidade desejada
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